Vai começar mais uma operação tapa-buracos

29/08/2018

Foto: Diones Becker
Foto: Diones Becker

O DAER anunciou nesta semana que vai iniciar em breve mais uma operação tapa-buracos nas RST-472, Três Passos/Tenente Portela/Palmitinho e na RS-330, Redentora/Miraguaí/Tenente Portela. Apesar de não fixar data, para inicio dos trabalhos, tudo leva a crer que as equipes estarão atuando nas rodovias em setembro.

As duas rodovias hoje estão em situação lamentável, com muitos buracos e vegetação lateral invadindo a pista. Não é difícil encontrar nas redes sociais desabafos de motoristas que tiveram prejuízos em virtude das condições destas pista de rolamento. Entre os tantos que ficaram na estrada, vi pelas redes sociais o caso do comandante do 7º BPM, major Diego Munari, que teve um prejuízo na roda de um veículo recentemente.

Apesar de necessárias, as operações desse tipo tem pouco efeito prático, pois poucos dias depois novos buracos abrem, alguns em novos locais, outros superando o trabalho de reparo e reaparecendo. É um serviço que urge, mas que não tem poder de solucionar o problema, para isso é preciso uma grande obra, que pelo menos neste momento não está sendo nem cogitada.

Às vezes me pergunto se gastar com esses reparos, a médio tempo, não se torna mais caro do que se fosse feito uma obra completa que garantiria uma durabilidade bem maior?

Na RST-472 tem algo que me chama muita atenção. O asfalto de Tenente Portela até a ponte do Turvo é de muito melhor qualidade do que a pavimentação após a ponte. É um claro retrato do barato que sai caro.