Não ande no interior de Tenente Portela

18/01/2019

A chamada de título deste texto é exatamente uma recomendação. "Evite, o máximo que puder, andar pelo interior de Tenente Portela." As estradas, que tem por finalidade principal transportar a maior parcela da economia local (produção agrícola), estão simplesmente horríveis.

Não há outra palavra que seja capaz de descrever a situação: Horríveis. A maioria das comunidades interioranas de Tenente Portela está abandonada. Alguns trechos estão há anos sem qualquer tipo de reparo, outros, até recebem algum tipo de atenção, mas de maneira tão paliativa que em poucos dias as condições já apresentam as mesmas deploráveis condições anteriores.

Se você andar em direção ao interior de Vista Gaúcha e Derrabadas, chega a ser vergonhoso. Enquanto as comunidades rurais desses municípios têm estradas boas, trafegáveis, em condições minimamente condizente com a importância que elas têm, para a economia local, as de Tenente Portela não apresentam a menor condição.

Claro que o município, assim como a maioria dos municípios do estado, enfrenta graves problemas financeiros. Falta dinheiro para tudo, mas na administração pública é assim mesmo, sempre faltou e sempre vai faltar dinheiro para tudo, então é necessário colocar prioridades, encontrar soluções criativas e encontrar formas de gerir mais com menos.

Em Tenente Portela, pelo menos a reparar pelas estradas, fica claro que a administração municipal não tem o interior entre as suas prioridades. Uma pena.

Assim fica difícil não criticar.